Respostas das ASs - Economia e Direito Econômico - Unidade 1


Atividades da Unidade 1:
PERGUNTA 1
O desenvolvimentismo é um termo conferido à estratégia política de desenvolvimento adotada durante o governo de ____________________, que visava acelerar o processo de industrialização e superar a condição de subdesenvolvimento do país.
O desenvolvimentismo como modelo econômico considerava que o crescimento dependia diretamente da quantidade dos investimentos e da produtividade marginal do capital.

Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:
 a. Itamar Franco
 b. Getúlio Vargas
 c. Juscelino Kubitschek (1956-1961) - CORRETA
 d. Fernando Color de Melo
 e. Lula



PERGUNTA 2
A partir de 2009, a economia brasileira sofreu ainda os impactos da maior crise da economia mundial desde 1929, deixando de crescer, embora não tenham sido tão negativos, afetaram a economia nacional. Em síntese, pode-se dizer em relação aos anos Lula que o fim do ciclo das commodities representou o ponto de inflexão de uma política econômica e social de caráter assistencial e arrefecimento do cumprimento da meta fiscal.

Esta política foi pautada pelo apoio significativo do:
a.  BNDS - CORRETA
b. BRICS
c.  EUA
d.  Banco do Brasil
e. FMI


PERGUNTA 3
O desempenho da economia brasileira no Governo Lula, a partir de 2003, foi positivo devido a vários fatores:
A. A situação favorável da economia internacional, marcada pela emergência dos países sul-americanos, como a Venezuela com seu potencial de consumo de commodities brasileiras;
B. A continuidade do regime de metas de inflação e da taxa de câmbio e da inflação.
C. O aumento da produção off-shore nas novas áreas do pré-sal configurou-se como uma novidade com potencial para provocar efeitos significativos sobre a economia brasileira.
D. A estruturação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2007 como parte de uma política econômica voltada para o crescimento econômico.
E. As obras de infraestrutura se subdividiam em vários eixos, dentre os quais Logística, Energia e Social.

É correto afirmar que:
a. II, III, IV e V. - CORRETA
b. III e IV apenas.
c. I e II apenas.
d. II, III, IV.
e. I, IV, apenas.



PERGUNTA 4
A posse de Luís Inácio Lula da Silva em 2003 marcou a ascensão da esquerda ao poder, através do Partido dos Trabalhadores (PT), o que exigiu o enfrentamento das tarefas concretas da governança na área econômica.

I. Defendeu-se um novo ajuste fiscal e o aumento da taxa de juros - medidas impensáveis para o PT antes de 2002 - que constituíam uma demonstração de afinação com o mercado financeiro, de cujo resultado dependia o êxito da nova administração.
II. O governo estabeleceu medidas econômicas, tais como a elevação da taxa de juros básica (Selic) nas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM), evidenciando que isso não era mais um “tabu” para o PT e os cortes do gasto público, para viabilizar o objetivo fiscal.
III. Medidas para incrementar a inflação.
IV. O compromisso do novo governo foi adiar as reformas, ainda incompletas, de 1995-2002.
V. Este compromisso se traduziu em duas ações políticas inovadoras: a reforma tributária e a conclusão da reforma da Previdência Social.

É correto afirmar que:
a. II, III, IV.
b. I, IV, apenas.
c. II, III, IV e V.
d. I e II apenas. - CORRETA
e. III e IV apenas.


PERGUNTA 5
‘’O papel desempenhado pelo Estado brasileiro durante o governo Lula sugeriu modelos de atuação e propostas de desenvolvimento que ora o aproximam da perspectiva que se convencionou chamar de “neoliberalismo”, ora o afastam, se associando a modelos como o keynesianismo”.

Analise as seguintes assertivas sobre o papel do Estado, quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO, na visão dos autores:
A. O Estado coordenou os mercados durante o governo Lula, produzindo bens e serviços por meio de empresas estatais e parcerias com o capital privado, estabelecendo projetos com base nos recursos oriundos do mercado financeiro – especialmente dos fundos de pensão e do BNDES, via emissão de títulos públicos e por meio de investimentos diretos nas empresas (Jardim, 2007).

B. Para Boschi e Gaitán (2008), houve um novo tipo de intervencionismo estatal, que adquiriu particularidade em relação ao do passado; C. Bresser-Pereira (2004, 2006) fala de um “neodesenvolvimentismo”, que difere do “nacional-desenvolvimentismo” que vigorou na década de 1970 e do neoliberalismo, a partir dos anos 1990;

D. Já autores como Boito (2003, 2012) e Antunes (2004) defendem que no governo Lula predominou o modelo neoliberal de desenvolvimento, tendo em vista que as relações entre Estado e finanças foram bem íntimas, com clara submissão do Estado ao jugo das finanças. E. O governo ambicionou praticar algo que poderia ser denominado como social-liberalismo, o que significaria a manutenção do modelo capitalista neoliberal, combinado com um pouco mais de crescimento econômico e de políticas sociais compensatórias. Como podemos ver, as abordagens e interpretações sobre o desenvolvimento aplicado durante o governo Lula não são nada consensuais. (MARQUES; MENDES, 2006, p. 55).

As assertivas A,B,C,D e E são RESPECTIVAMENTE:
a. V, V, F, F, V
b. F, V, F, V, F
c. V, V, V, V, V. - CORRETA
d. V, F, V, V, F.
e. F, F, V, V, V


SE PREFERIR, BAIXE A APOSTILA COMPLETA:
Download 

AVISO: Os links para os livros são obtidos na internet por meio de postagens de terceiros. Pode ocorrer de o link, em algum momento, tornar-se quebrado.